09/07/2015

E o tutorial desta quinta é...Bolo de brigadeiro Nestlé!!!!





Com essa nova onda de festa do pijama, nada mais criativo do que servir (principalmente pela manhã), um bolo de aniversário clássico, o bolo de brigadeiro!!!! Hummm... A criançada ama e este gosto é unanime, e super combina com festas no parque, escola e pijama!!!!!

Bom, mas o que mais tem internet a fora é receita de bolo de brigadeiro. São formas e mais formas de fazer esta delicia bem tradicional brasileira. Entre alguns (deliciosos) testes, chegamos a esta receita da Nestlé que é de encher a boca. O gosto de infância foi impar, então resolvi dividir esta delicia com vocês!! Oba!!!

A receita original você encontra ''aqui''. Eu segui 98% da receita original, as duas únicas modificações são, não colocar recheio (opcional), e adicionar uma pitada de sal (também opcional e eu explico porque coloquei durante a receita).

Ingredientes do bolo:

・5 ovos
・1 xícara de chá de açúcar (usei União).
・1 xícara de chá de leite (usei Molico).
・2 xícaras de chá de farinha de trigo (usei Dona Benta).
・1/2 xícara de chá de chocolate em pó (usei Dois Frades).
・1 colher de sopa de fermento em pó (usei Royal).
・1 pitada de sal (opcional).

Ingredientes do brigadeiro:

・1 lata de leite condensado (usei o Moça).
・3 colheres de sopa de chocolate em pó (Dois Frades).
・1 colher de chá de manteiga (a gosto).


Preparados os ingredientes, separe as claras das gemas. Lembre-se sempre de separar uma a uma, assim não corre o rico de cair um ovo estragado junto com os outros ovos.



Bata a clara em neve até que fique bem firme. Uma vez aprendi em uma receita que claras firmes são aquelas que você vira o pote encima da sua cabeça e ela nem se move! Topa tentar?!?!rsrs



Tendo as claras mais firmes do mundo, adicione as gemas sem parar a batedeira, uma a uma...Hummm...



Depois das gemas, adicione o açúcar, da mesma forma, sem para de bater...




Em seguida o leite...Com muito cuidado para não espirrar em você!!! Acontece né meninas!!rsrs




Tudo muito bem misturado, o creme vai ficar assim, com consistência de mousse...Hora de adicionar chocolate!!!!!



Depois de misturar os líquidos, eu prefiro misturar os secos com um fue (utensílio de cozinha), na minha opinião deixa a massa mais delicada. Vai de gosto, ok?!



Por último porém não menos importante, sem dúvida não, o fermento e a tal pitara de sal que explico aqui. 

Dentre as minhas experiências culinárias fui aprender que uma pitada de sal deixa a massa mais aerada, fofa, leve...perfeita!!! Algumas pessoas me diziam que era como usar bicarbonato de sódio, mas não é a mesma coisa, o sal ainda deixa mais fofo e diferente. O uso de sal é muito comum em receitas americanas (pelo menos foi onde sempre encontrei), e devo admitir que fica mais leve e macio mesmo!!! Vale provar, mas lembre-se de colocar apenas uma pitada, uma ponta de colher de chá talvez, se não o bolo fica salgado!!! Ai não dá né?!rsrsrs


Coloque a massa em uma forma untada com manteiga e farinha. Bom, na foto minha humilde forminha de bolo. Devo admitir, eu tenho umas 500 formas tops, mas sabe aquela lenda de que panela velha é que faz comida boa...rsrsrs

Por fim, 40 minutos cravados no forno pré aquecido, em temperatura de 200ºC.


O brigadeiro: misture todos os ingredientes para o brigadeiro em uma panela, misture antes de ligar o fogo e durante o aquecimento. Quando começar a ferver e desgrudar do fundo, esta pronto!! Espalhe por cima da massa, adicione os granulados (opcional), espere esfriar e divirta-se!!!! 


















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário