18/06/2015

Tutorial - Pompons decorativos.






Uma das maiores tendências que está por vir no mundo das festas, são os pompons decorativos. Eles estão tomando o lugar dos enfeites de parede (como já vimos aqui), e também sendo usados nas bordas das mesas. Coloridos e muito simples de fazer, eles dão o charme necessário para renovar a sua decoração.

Hoje vou ensinar a fazer estes pompons, de forma simples e prática...Vamos nessa!!






Vamos iniciar pela lista de itens necessários para produzir nossos lindos pompons:

∙Papel de seda colorido (de acordo com sua decór).

∙Régua.

∙Linha elastica dourada.

∙Cola quente.

∙Tesoura de precisão (uso a da  Toke e Crie).

∙Estilete.

∙Fita adesiva decorada (usei Martha Stewart).

∙Placa de corte (a minha é Toke e Crie).





Primeiro passo: abra toda a folha de seda e redobre ela ao meio, formando um retângulo. Depois dobre novamente formando um quadrado. Procure deixar as pontas bem alinhadas e passe as mãos suavemente encima das folhas para alisa-las.






Com a tesoura de precisão, corte a junção das folhas (a dobra maior), formando o corte de dois quadrados (como na foto abaixo).






Alinhe novamente as duas partes, sendo que os vincos fiquem do mesmo lado, assim não tem o risco de cortar o lado errado da folha. Alinhe as folhas na placa de corte, deixando toda a parte que deve ser cortada dentro do espaço de corte (como na foto abaixo). Não há o menor problema se a margem acima ficar para fora da placa.

Coloque a régua encima da folha para dar sustentação no corte, criar uma margem e te ajudar a separar os centímetros entre as faixar cortadas. Eu recomento o espaço de 1cm a cada corte.






O resultado é formar duas partes de franjas. Lembre-se sempre de colocar as duas partes para cortar juntas. Fiz o teste com uma por vez e elas rasgaram muito fácil. 






Com o auxilio da régua, passe levemente entre as partes para que as franjas soltem sem rasgar. Coloque a régua pela parte superior, onde foi formada a borda e desça até o final a folha.






Depois de aberta, a folha deve ficar desta forma, como na foto abaixo..






Com a folha aberta, dobre a margem com mais ou menos 1cm de largura até o final, depois de tudo dobrado sacuda levemente as franjas para que soltem e ganhem volume.







Depois de ter dobrado, torça o centro do pompom (somente a parte que foi dobrada)...





Dobre a parte torcida formando um pequeno arco. Neste momento lembre-se de alinhar bem as partes para que o pompom não fique torto.





Coloque uma gota de cola quente para garantir a fixação das partes...




Depois de pronto, coloque um pedaço de fita alto colante decorativa. A minha rendada é da Martha Stewart , Existem diversos modelos e marcas que fazem destas fitas, é um ótimo momento para abusar da imaginação e criar vários modelos. Só lembre sempre de não passar mais de uma volta de fita para não estragar o desenho.





Quando terminar todos os pompons passe uma fita ou linha colorida para fixa-los na parede ou mesa. Eu ainda dei um pequeno nó em cada pompom e deixei um espaço de mais ou menos 4 dedos. Desta forma não corre o risco de desandar os pompons quando for prender!!






































Nenhum comentário:

Postar um comentário