13/03/2015

Parte 2 - Comidinhas de festa.

Fonte: (Big City Moms)

E se sexta-feira é dia de festa, vamos postar a segunda parte do nosso passo a passo sobre como organizar uma festa em casa com cara de foto de revista, e gosto de quero mais!!! Hoje falaremos sobre alimentação, um tema que sempre deixa muita gente em duvida, afinal o medo de errar para menos é sempre maior!! Saber o que servir, quanto servir, ser saudável ou não, ou melhor de tudo saber mesclar entre comidinhas saudáveis e guloseimas salgadas. 

Aqui estamos elaborando uma festa que acontecerá por volta das 16:00hrs, para este período serve-se um brunch da tarde, isso, é um brunch e eu vou explicar porque. Quando dividimos as nomenclaturas dos períodos de alimentação, temos café da manhã, brunch, almoço, lanche da tarde, brunch da tarde e jantar. Se for considerar que o brunch está entre café e almoço e é servido pratos que atendem para café e para almoço, a tarde é a mesma coisa. Em festas entre 16 e 17:00hrs não estamos nem no lanche da tarde e nem no jantar, e os convidados nunca chegam pontualmente na hora marcada. Bom, então vamos elaborar nosso cardápio como um brunch da tarde, entre lanchinhos, petiscos e saladinhas, e entre comidinhas saldáveis e guloseimas salgadas, assim nosso cardápio fica bem variado e vai agradar a todos.

Fonte: (Big City Moms)
Hora de elaborar o cardápio!!! Primeiro pense no que servir, depois veremos as quantidades. Fazendo uma festa voltada para crianças, deve-se considerar pratos que atendam as expectativas dos pequenos e a facilidade para comer. Montei uma lista básica, com algumas opções:

- Cachorro-quente (tradicionalmente sucesso!!!).
- Lanche de carne louca (segundo sucesso sem erro!)
- Lanche simples ( presunto com queijo, não tem como errar)
- Salgadinhos (neste caso escolhi coxinha e bolinha de queijo, pois já temos 3 opções sem ser fritura).
- Saladinhas (separadas em potinhos individuais, é só pegar e comer, super fácil).
- Frutas (separadas em potinhos ou em palitos).
- Petiscos prontos (salgadinhos comerciais, vendidos em sacos que podem ser distribuídos pela casa ou salão).

No final do post coloco umas dicas de como deixar tudo isso pronto um dia antes da festa sem estragar (afinal mãe merece estar linda e arrumada, não é mesmo?!rs).

Voltando ao nosso cardápio, escolhi três opções de lanches clássicos, sendo que os dois primeiros podem ser preparados até três dias antes da festa (apenas o recheio!!!!!), o lanche simples já diz tudo, super fácil de preparar!! Deixei as guloseimas salgadas para os salgadinhos, escolhi dois clássicos, coxinha e bolinha de queijo, criança ama, adulto ama, e não tem erro!! Já as saladinhas e frutas entram como os alimentos saldáveis, não precisam ser mega elaboradas más são muito bem vindas.

Quantidades: levando em consideração que nao haverá jantar, será apenas lanches e petiscos, consideramos 5 lanches e 8 salgados por adulto e 2 lanches e 5 salgados por criança. Isso tudo calculado de forma farta. Já as bebidas podemos considerar 500ml de refrigerante por pessoa. Lembrando que ninguém bebe apenas refrigerante, tem água, suco e para adultos bebidas alcóolicas. 

Fonte: (mailintalks.com)

Para deixar a mesa dos salgados tão bonita e atraente quanto a mesa do bolo, é fácil, menos é mais, e menos não quer dizer sem nada. Uma simples bandeja colorida e alguns granulados no pão, por exemplo, já deixa seu lanche de presunto com queijo muito mais atraente, uma boa dica também é usar guardanapos coloridos já embrulhados no lanche, assim é só pegar e comer.

Fonte: (Big City Moms)

 Usando utensílios de casa podemos deixar a mesa de salgados super charmosa, sem precisar investir em itens que você dificilmente vai usar depois, uma bandeja de metal, uma tábua de madeira, embalagens e guardanapos coloridos já fazem toda a diferença e ajudam a decorar a festa.

As saladas e frutas, podem e devem ser distribuídas em potinhos. Aqui no Brasil já existem algumas embalagens de cupcake bem resistentes e bonitas, recomendo com certeza!!
Para finalizar nosso post de hoje vou deixar uma dica sobre frutas e uma receita de  saladinha fácil que a criançada ama.

Frutas: para não precisar ficar picando fruta no dia da festa, escolha aquelas mais resistentes que podem ser preparadas um dia antes. Uva sem caroço, morango, abacaxi e melancia picados, são resistentes se forem preparados um dia antes e mantidos em potes fechados na geladeira até o dia seguinte, ai é só servir em potinhos pouco antes do inicio da festa. Ah! Vale também escorrer muito bem a água depois de lavar e picar as frutas, assim não corre o risco de empapar as que ficam em baixo.


Na sexta-feira que vem vamos falar da mesa de doces, oba!! 






































Nenhum comentário:

Postar um comentário