28/05/2015

Festa Junina.


Foto Crissi's Crafts



Uma festa se torna única quando existe uma história por trás dela. Para decorar uma festa, tem sempre que haver um estudo sobre aquele tema, e em festas típicas, muito mais. O tema de hoje, Festa Junina, tem uma decoração alegre, vistosa, com um cardápio enorme e uma história muito interessante.

Apesar de ser uma festa tipica brasileira…Pera ai, a história não começa bem assim. A Festa Junina é uma festa cristã trazida pela elite brasileira e portuguesa de Paris. A muitos anos atrás tudo o que era de Paris era melhor, e as elites tinham o costume de trazer as culturas pra cá. A começar pela quadrilha, que veio da França e se chamada ''quadrille'', uma dança de salão onde formavam-se grupos de quatro casais. 

Depois de muito anos esta dança se popularizou pelo país chegando as áreas rurais, onde os passos e músicas francesas já não eram mais usados, sendo substituídos pelas músicas locais assim como as roupas campesinas (caipira).


Foto Crissi's Crafts


A Festa Junina tem um cardápio bem farto, principalmente por pratos derivados do milho. Isso se dá a época de colheita do milho, que acontece por meados de Junho e também por ser um prato rural, junto com o amendoim, arroz-doce, cocada, churrasco, vinho quente…Vamos combinar que é uma delicia estes pratos tipicamente rurais como pamonha, curau, canjica, milho cozinho, bolo de milho…


Foto Crissi's Crafts


As festas se tornam diferentes pelas regiões do Brasil, no Sul e Sudeste são características as quermesses enquanto no Norte e Nordeste são montadas grandes mesas com todos os pratos. Os tipos de pratos servidos são praticamente os mesmos, o que muda nas regiões são as formas de servir e as danças.

Fotos Pinterest


A decoração no tema Festa Junina é bem colorida e com materiais simples, quanto mais puder refletir as características rurais, melhor. Muita palha, tecidos como chita, caixas de madeira, vasos de barro…Fazem da decoração mais original possível. E claro, não se esqueça das bandeirolas, elas também tem o seu significado, além de decorativa, as bandeirolas colocadas encima do pau de cebo simbolizam três santos importantes nas comemorações juninas.


Foto Crissi's Crafts


Uma festa religiosa, comemorada também na Europa, tem seus derivados de cultura. Por toda Europa existem variações culturais más com o mesmo núcleo histórico, claro que os pratos variam, mas vale uma pesquisa sobre o assunto. Eu poderia ficar aqui contanto tudo para vocês, más vamos dividir estes assuntos por festas, o que acham?!


Fotos Crissi's Crafts









Nenhum comentário:

Postar um comentário